sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Empresa cria traje do Batman inspirado em novo game


Após um seriado produzido nos anos 60 e seis adaptações cinematográficas rodadas ao longo dos últimos 22 anos, uma questão persistente entre os fãs do herói Batman, justiceiro mascarado que é um dos grandes expoentes dos quadrinhos editados pela editora DC Comics, diz respeito à forma como seu uniforme é apresentado nas telonas.
Retratado das mais diversas formas nas HQs ou desenhos animados, o traje do Homem-Morcego sempre encontrou críticos ferrenhos em todas as suas versões do cinema. Da armadura negra com símbolo em amarelo na primeira adaptação de Tim Burton (“Batman”, de 1989) às espalhafatosas vestimentas dos filmes dirigidos por Joel Schumacher (“Batman Eternamente”, de 1995, e “Batman & Robin”, de 1997) – com direito aos execrados mamilos –, os fãs sempre apontaram defeitos, incoerências e deslizes estéticos na roupa do vigilante de Gotham.
Nem o cultuado diretor Christopher Nolan escapou com o uniforme apresentado em seu “Batman Begins”, de 2005. O cineasta, que encerra sua bem sucedida trilogia no ano que vem com “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, só conseguiu amenizar as críticas em seu segundo longa, “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, de 2008.
Os motivos para tantas reclamações partiam do princípio de que o traje deveria ser, assim como retratado na maior parte da cronologia dos quadrinhos, confeccionado com algum tipo de material maleável o bastante para não restringir os movimentos do alter ego de Bruce Wayne. O aspecto “emborrachado” das armaduras cinematográficas incomodava boa parte do público, sobretudo quando era observada a considerável redução na mobilidade do herói. Mas se a Bat-Armadura encontrou críticos, não faltam também quem a defenda, alegando que um combatente do crime do nível de Batman deve contar com proteção reforçada.
Grande sucesso de 2009, o game “Batman: Arkham Asylum” surpreendeu a todos com sua concepção visual do uniforme maleável do herói, que se mostrou bastante adequada ao clima da aventura e agradável aos olhos dos fãs. E, aproveitando toda a publicidade atual com o lançamento da continuação do jogo, a produtora americana de efeitos especiais The FX Lab decidiu criar uma réplica perfeita em tamanho real do traje visto no jogo e o divulgou em seu site. Veja abaixo:
Em seu site, a The FX Lab comenta que o traje foi produzido apenas como uma demonstração mais realista de como o herói poderia se equipar no mundo real. Até onde foi divulgado, o uniforme não foi encomendado pela produtora do game, a Rocksteady, e serve apenas como mostruário do que é produzido na empresa. Sucesso imediato na internet, o traje é apontado por muitos como uma excelente solução a ser empregada nos próximos filmes da franquia de Batman. A Warner Bros., detentora dos direitos cinematográficos do personagem, não se pronunciou a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário